maratona wes anderson – parte II.

Continuando a série de posts da maratona Wes Anderson. E o quarto filme que vi dele foi:

4. The life aquatic with Steve Zissou (2004)

Lembre-se que esse é um filme escrito com o Noah Baumbach. E aqui o Bill Murray está incrível. É uma das melhores atuações dele em filmes do Anderson, senão a melhor. Ele é um oceanógrafo maluco que produz, dirige, atua em documentários, chamado Steve Zissou. The life aquatic… tem toda uma vibe Jacques Costeau, a quem o filme é dedicado.

vlcsnap-2012-12-07-19h25m14s49

Tudo começa quando Zissou e seu melhor amigo estão filmando no mar e de repente um tubarão mítico/esquisito o mata. Zissou e sua tripulação vão atrás do tal peixe, querendo vingança. Nesse meio tempo, aparece um cara que se diz filho do Steve e uma jornalista grávida. Cheiro de treta danado.

O que mais me encantou mesmo foi a atuação do Bill Murray, como ele consegue ‘ser’ um cara maluco, displicente, cheio de manias absurdas, com um ego super inflado, corajoso, irresponsável, um pai ambíguo… E ao mesmo tempo leva o filme a uma carga dramática sem limites com a cena final, dentro do submarino. Ele que determina o que você deve ou não sentir no filme, se emociona ou se ri. Impressionante. Toda a carga emocional está no Bill Murray.

vlcsnap-2012-12-07-20h45m33s136

Novamente as cores vibrantes que encantam. E o caos que é todo filme. As pessoas são uma bagunça sentimental, o navio é uma bagunça em sua maneira de atravessar cômodos e os acontecimentos são uma bagunça por si próprios. Tem uma invasão de piratas, pelamordedels.

Surpresinha aos brazucas, tem o Seu Jorge como um marinheiro chamado Pelé dos Santos, que toca músicas do David Bowie no violão o filme todo. Faz muito sentido essa trilha sonora. E toda a tripulação é incrível. Adoro as toucas vermelhas de lã.

vlcsnap-2012-12-07-21h44m13s231

5. Fantastic Mr. Fox (2009)

Primeira animação de Wes Anderson, baseada no livro infantil de mesmo nome de Roald Dahl. Para começar e mostrar que Wes Anderson não é bagunça, a voz do Mr. Fox é do George Clooney e da Mrs. Fox, da Meryl Streep. Respect. Nem sei começar a dizer que ternura é esse filme que deixa o coração quentinho e que não tem nada de infantil.

vlcsnap-2012-12-09-18h17m03s243

Adoro as diferenciações de tempo de raposa e de tempo humano, como: depois de dois anos que os filhos deles nasceram, na verdade são vinte anos de raposa. Gosto de como eles são humanizados, mas não conseguem esconder a animalidade, o instinto. E o melhor de tudo é o ritmo do filme que não para. É mais de uma hora de ação, correria, coisas importantes acontecendo o tempo todo. Adoro os tons terrosos. Adoro a casa e os móveis da família Fox. Adoro a trilha sonora (‘let her dance, let her dance, let her dance, dance, dance’). Categoria desse filme: feel good.

vlcsnap-2012-12-28-21h20m38s179

Eis minha cena favorita:

vlcsnap-2012-12-28-21h23m45s254

6. Moonrise kingdom (2012)

O cara já está mais maduro aqui, já está há duas décadas fazendo cinema e tem uma filmografia de seis longas e dois curtas. Esse é o último filme de Wes Anderson, co-escrito com Roman Coppola: está no topo da lista de melhores do ano e provavelmente concorrerá a um Oscar. O cara não precisa provar que é bom mais. Tá tudo bem.

vlcsnap-2012-12-10-12h26m25s68

A história se passa em 1965. O protagonista é um escoteiro de 12 anos, órfão, esquisitinho que se apaixona por uma menina da mesma idade, muito mais inteligente que ele, bibliófila, no estilo filhotinha de Margot Tenenbaum. Eles fogem juntos em busca do tal do moonrise kingdom.

vlcsnap-2012-12-10-11h53m07s32

Gosto de como os dois são adultos em vários momentos, sendo muito mais maduros que seus pais e seus cuidadores, mas ainda dão umas escorregadas na infância. Gosto das cenas que deveriam ser sensuais, mas não são justamente por causa da idade deles. Gosto da força dos dois atores, pois esses são os primeiros papeis da vida deles. Gosto do Bruce Willis nesse filme, como um policial meio loser, crianção e com um coração enorme. Gosto, novamente, das cores. Sempre as cores. Adoro os detalhes, os livros inventados que a menina lê. Adoro a inocência que atravessa todo filme.

A imagem da minha cena preferida + a música que está tocando:

vlcsnap-2012-12-10-12h23m34s127

7. Cousin Ben Troop screening with Jason Schwartzman (2012)

Igual ao The darjeeling limited, o Moonrise kingdom tem um curta curtíssimo (2min15seg) que o antecede. Humor ingênuo. Não vou falar mais nada, assiste aí ô, especialmente se você ainda não viu o longa:

“It’s got thrills, adventure, comedy, romance, Bruce Willis, and you might find yourself moved to tears. It’s called Moonrise Kingdom. Why? I don’t know.”

No terceiro e último post, falarei de The royal Tenenbaums, Bottle rocketBottle rocket (short).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: