preparativos para o intercâmbio – praticidades I.

Depois de me decidir qual intercâmbio quero, qual o próximo passo?

No meu caso que vou fazer tudo através de agência e me decidi pelo intercâmbio para estudar inglês em escola de línguas está sendo muito fácil. A agência resolve tudo pra mim. Então, vou falar aqui como está sendo o processo pré-viagem, o que estou precisando fazer.

1. Fechar o pacote com a agência.

Primeiro, tire todas as dúvidas com os consultores. Pergunte sobre tudo que você ouviu falar e que te aflige, se você poderá trocar de lugar por lá se os seus anfitriões forem um pé no saco etc.

Segundo, o momento de se decidir qual escola você quer, por quantas semanas, se ficará em casa de família (mais barato) ou residência estudantil, se quer o serviço de transfer (eu optei por ele porque sou babaca e tenho certeza que vou me encagalhar quando chegar em Londres sozinha e ainda tiver que pegar metrô).

Terceiro, se escolher pela casa de família (o que é melhor porque você vai estar em contato com a cultura do país dentro da sua casa), eles vão te perguntar se você quer morar com fumante, criança, animais de estimação, se tem restrição alimentar, se fuma etc. Traçam o seu perfil para ver quais são os anfitriões mais adequados.

Feito isso e fechado o contrato, a agência vai agendar sua passagem aérea e providenciar as burocracias da assistência médica. Lembrando que o visto não é necessário, porque no meu caso vou ficar menos de seis meses e não vou trabalhar.

2. Passaporte

Se seus documentos não estão em dia, como identidade, CPF, título de eleitor, dê um jeito nisso. Se o documento estiver danificado, dê um jeito nisso (2). Se você não tem os comprovantes que votou na última eleição, dê um jeito nisso (3). Para tirar o passaporte, todos os seus documentos têm que estar atualizados. Tu vai pra outro país, malandro. As pessoas têm que te identificar, se der problema.

Aliás, resolva isso o quanto antes porque para tirar o passaporte, você precisa agendar um horário no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/requerer-passaporte). E às vezes demora a ter uma data disponível. Aqui em Belo Horizonte, tem a opção de tirar o passaporte no UAI da Praça Sete ou no Shopping Anchieta. E depois de mais ou menos 15 dias, você vai lá mesmo e busca seu novo documento. É muito organizado e rápido tirar o passaporte se você tiver tudo em mãos.

3. Prova 

No meu caso, a escola em que vou estudar exige que eu faça uma prova para verem qual é meu nível de inglês e se eu me encaixo no curso que eu escolhi. Eu vou fazer a prova em casa mesmo e depois envio o gabarito para lá. Sou babaca e estou adiando isso, com medo de errar a prova inteira. Infantilidade reina. (Edit. Já enviei a prova, mas o comentário sobre a infantilidade permanece.)

4. Pergunte a pessoas que foram. Procure sites e blogs.

Nada melhor que ouvir a experiência dos outros para você não esquecer de nada e não precisar cometer erros bobos. Você provavelmente deve conhecer algum amigo com experiência semelhante. Se não tem, tranquilo. Existem vários blogs sobre isso, de diversos tipos. Desde blogs sobre como se fazer uma viagem baratíssima para os EUA até blogs de gente que fala de lugares mais alternativos, para quem quer fugir da rota América do Norte e Europa. Vou tentar postar alguns ao longo do tempo.

Beware. Mais posts sobre praticidades virão.

Deixe uma Resposta

