duas lições que aprendi sexta-feira.

1. Em um certo ponto de um workshop que participei sobre ensino de segunda língua para crianças, falou-se da necessidade de se estar motivado a aprender uma língua. É muito comum ouvir pessoas adultas dizendo que amam piano, por exemplo. Ou qualquer outro tipo de instrumento. Que amam a sonoridade e gostariam muito de aprender a tocar. Ou então pessoas que acham lindo o tango, que queriam aprender a dançar.

São essas as mesmas pessoas que dizem nunca ter tempo para se matricular no curso de piano ou de tango. Ou nunca têm dinheiro. Ou são velhos demais para aprender esse tipo de coisa. E são essas as pessoas que gastam rios de dinheiro para uma viagem, ou perdem tempo assistindo a novela todos os dias… As pessoas têm apenas o feeling, a vontade de fazer algo, a paixão por determinado objeto. Ok, bastante válido. Porém, esse sentimento sozinho não dá em muita coisa. É preciso emotion, o foco e a decisão de se fazer uma coisa. Ir à escola de música e se matricular na aula de piano, por exemplo.

2. No meu último dia de aula de determinada disciplina, o professor falou da sua experiência na vida acadêmica para as alunas prestes a se formar. A maioria ali queria tentar mestrado nos próximos meses e no próximo ano e tinha dúvidas quanto à banca. Ele disse que a banca não olhava se fulano é mais inteligente que ciclano, mas sim quem está mais preparado a se dedicar por dois anos a uma dissertação. Quem tem maturidade para esse tipo de comprometimento. Não basta a decisão de se tentar algo, porém é necessário estar pronto para aquilo. Se é o momento certo para fazer algo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: