liverpool.

Sexta-feira combinei de encontrar com meu amigo 12h na Victoria Coach Station. Compramos nossa passagem pela Megabus por £10 e demos um rolé até às 16h, horário que o ônibus partia. Eu não sabia que aqui na Inglaterra os ônibus não faziam paradas e iam direto para o destino. Ao contrário do Brasil, que de tempos em tempos as companhias são obrigadas a fazer paradas, aqui não teve disso não. Foram seis horas de viagem direto, parando em algumas estações para o pessoal descer e outras pessoas entrarem e para trocar de motorista. Além disso, não tem dessa de reclinar a cadeirinha para tirar aquele ronco. Semi-leito da São Geraldo dá de 10 a 0. E o banheiro, cara? A descarga não funcionava. A privada funcionava como um baldezinho em que o mijo se acumulava ali. Não estou zoando. Enfim.. Chegamos em Liverpool e… Vai ver é porque eu estou acostumada com o ritmo de Londres, mas minha primeira impressão era de que Liverpool é uma roça, haha.

Aqui na Inglaterra tudo fecha relativamente cedo, então fomos direto para o hostel, Hatters, paguei £22 pela noite em um quarto para 14 pessoas. É um hostel bem legalzinho. Grande e organizado, tem café da manhã incluso e é engraçado que a maioria das pessoas hospedadas nele é da Inglaterra e não estrangeiros. No outro dia fomos procurar pela coach station (que só era da National Express) do lugar e as ruas ainda vazias. Muito estranho. Rolou um êxodo brutal ali e ficaram só os velhos, parece, haha. Claro que eu fiquei reclamando de cinco em cinco segundos porque estava doente e não encontrava um lugar para comprar minha passagem de volta pela Megabus. Óbvio, porque eu sou essa pessoa pessimista e reclamona.

'we are demanding the sun'. muro na saída do hostel.

‘we are demanding the sun’. muro na saída do hostel.

Voltamos para o hostel, fizemos o check-out e fomos para Liverpool ONE pegar o busão para fazer o passeio dos Beatles. Aproximando do centro da cidade eu já comecei a ficar mais feliz, né. Mais pessoas, mais agitação, mais coisas para fazer. Aproveitamos e fomos para o Albert Dock, um complexo de docas, galpões e.. Tate Liverpool. (: Achamos o centro de informações para turistas, lá comprei uma passagem de volta para Londres pela National Express mesmo. Depois disso fiquei aliviada e comecei a aproveitar o lugar de verdade. Compramos um passe por £3.60 em que podíamos andar pela cidade o dia inteiro de ônibus.

IMG-20130511-00252

Primeira parada: Penny Lane. Eu não sou muito fã de Beatles, mas esse passeio é muito bom porque você conhece o lado B de uma cidade inglesa. Como é mesmo a vida das pessoas daqui e não aquele ritmo do centro urbano, dos pontos turísticos e tals. Foi uma experiência interessante ver pessoas normais, vestindo-se de moletom, passeando com o filho no parque, ou seja, locais vivendo suas vidas medianas, como a gente vive quando está em casa. Ao contrário de Londres que vemos pessoas se vestindo como se fossem modelos nas ruas, vivendo no limite numa cidade que te massacra com informações, sabe? E que eu também adoro esse ritmo frenético.

Nos perdemos, claro. Andamos um bocado e encontramos a Penny Lane. Foi engraçado que à medida que nós íamos chegando no lugar, começamos a cantar a música. Eu com a minha gripe do mal, meu amigo pisando na bosta, chuva do demônio, mas.. Parece que o lugar contagia. E olha que eu nem curto muito os Beatles, para falar a verdade. Eu gosto de algumas músicas, tenho algumas preferidas, mas não sou fã, nem nada. Demos bobeira e esquecemos de ir à escola na Dovedale Road. Andamos mais um pouquinho e.. Sgt. Peppers.

IMG-20130511-00253

Pegamos outro ônibus e descemos para a Menlove road. Ao invés de irmos primeiro à Mendips (que não deu tempo de voltar lá depois e conhecer), seguimos direto para Strawberry Field. Subimos a ruazinha cantando “and nothing to get hung about… Strawberry Fields Forever”. Forever o caralho, né. Só tinha a réplica do portão ali, mas.. Que sensação estranha. Vai ver é porque o lugar transpira que milhares de pessoas vão ali visitar, mas é muito bizarro. Exatamente pelo lugar não ter sido preservado, só tem o mato por trás do portão vermelho deixando um pouco para a imaginação o que aquilo ali era. Parece que isso só deixa a memória mais forte, vai entender. Eu e meu amigo ficamos discutindo sobre isso: preservar ou não esses lugares.

IMG-20130511-00256

De lá fizemos a caminhadinha para a St. Peter’s Church, onde o Lennon e o McCartney se conheceram. Não tem jeito de entrar na igreja, mas de novo, sentimos um climão no lugar. Aquele vento insuportável de Liverpool por causa do mar, o corvo no topo da igreja e o cemitério. Tinha um túmulo de uma família Rigby lá. Não sabíamos se era da Eleanor. Na hora de sair da igreja, vimos um ônibus de excursão chegando, as pessoas tirando fotos através das janelas e é completamente diferente fazer o passeio caminhando e sentindo os lugares perto de você. Mesmo quem não curte os Beatles, é válido conhecer o subúrbio e a vida de verdade das pessoas daquele lugar.

IMG-20130511-00259

Voltamos para o centro, almoçamos e bora voltar para casa. Meu amigo acabou ficando por lá para ir ao Cavern e ao estádio. Eu também queria ter ficado, mas foi a decisão mais acertada ter voltado para Londres. Minha gripe piorou e agora estou trancada aqui em casa, tossindo meus pulmões para fora do peito. Apesar de tudo, eu adoro viajar de ônibus e você tem uma perspectiva geográfica completamente diferente do país e da própria Londres. Quando vai se chegando de ônibus pela rodovia, entrando pelas fronteiras da cidade até chegar no centrão na estação Victoria.. Não sei. É uma sensação diferente.

7 comments
  1. Haha!! Megabus fail!! Menina, aconteceu o mesmo comigo quando fui procurar o ônibus de volta pra casa. Fiquei esperando numa rua sem ponto nem nada e só com uma plaquinha escrito Megabus. Pelo menos o seu Hostel foi melhor que o meu, não indico aquela joça pra ninguém, metade da família do Simon é de Liverpool, inclusive a vó dele é amiga da irmã do George Harrison, ela me conta altas histórias deles e sem dúvida, odeia todos eles!! Eu gostei muito de Liverpool, certamente terei que voltar algum dia, pois o tio dele mora por lá. Sempre que podia viajava de ônibus, mas como tinha desconto da UK Rail era melhor ir de trem!! O centro de Liverpool é bem bacana, lá tem várias lojas, além da Mattew Street (onde fica os 2 Cavern Club, tudo ali é réplica), a BBC Liverpool e o mercadinho!

    • Você conseguiu pegar o ônibus, pelo menos?
      Que coincidência foda! Odeia todos eles? Haha. Por quê?
      Nossa, quem me dera com um desconto desses. Viajar de trem é muito mais confortável, mas viajar de ônibus também tem suas vantagens, né. Você curte mais a paisagem.
      Nem em frente ao Cavern eu fui. Em frente à BBC eu passei rapidamente. E também não vi o mercadinho. Oh well…

      • lunacaifan said:

        Peguei sim, pois eu paguei 7 libras ida e volta, fiquei esperando na rua, aí do nada o ônibus apareceu, entrei e voltei pra Londres! Ela é uma senhora muito culta e nunca gostou muito dos modos dos garotos! Ela me disse que o John Lennon era toy boy do manager, eu ri horrores! As vezes eu pagava 5 libras nas passagens de trem, eu gastava pacas com passagens, mas eu viajava muito também! Brighton é legal, agora Cornwall é lindo demais!

  2. Amanda Figueiredo said:

    Viajar doente… nada digno!
    Porque você não foi de trem, menina? Super mais rápido, não?

    • É mais rápido, mas a passagem estava custando £77. Jamais gastarei esse dinheiro, haha.

  3. renata said:

    adoro esses lugares com cara de interior.. gosto de ficar observando as pessoas e imaginar a história de cada uma delas.. #doida rs

    queria mto ter ido pra Liverpool.. vai ficar pra próxima!! =/

    Vc já foi pra Brighton?? outro lugar q eu gostaria de ter conhecido.. parece ser um lugar tão tranquilo e gostoso de passar um fim de semana….

    • Liverpool vale a pena mesmo. Tem tanta coisa para fazer aqui que nós ficamos doidinhas, né?
      Eu devo ir para Brighton nesse fim de semana. Estou doida para ir à Cambridge também.
      Para onde mais você foi?

Deixe uma Resposta

