respondendo às perguntas – parte II.

Reservei esse post para um tópico específico e que considero bastante importante: Como dar aquela melhorada no inglês? Se alguma pergunta que vocês mandaram ainda não foi respondida, não foi porque eu esqueci não, viu. Espero responder tudo logo, logo. E se mais alguém aí tiver dúvidas, clique aqui e me mande sua mensagem.

Primeiro, qual é a diferença de se aprender uma língua estrangeira em seu país de origem ou em outro lugar? No país de origem você tem contato direto e total com a língua, o tempo inteiro. Você tem que se comunicar nessa língua ou não conseguirá pedir comida no restaurante, ler o que está escrito nas embalagens dos produtos nos supermercados, entender o que o jornalista diz na televisão, enfim… E por que você aprende mais rápido, teoricamente? Porque recebe estímulos a todo momento, em diversas situações. O lance, então, é maximizar as chances de você receber esses estímulos. E isso pode ser feito daí do Brasil mesmo. Você pode ler, escrever, ouvir mais em inglês e, sem perceber, você aprenderá muita coisa nova. Você pode até não usar ativamente no seu dia a dia esse conhecimento, mas ele estará lá, adormecido, pronto para ser usado.

– whuttup/

Se você está no Brasil, como pode fazer para melhorar o inglês:

1. Faça aulas de inglês, obviamente, em uma escola de línguas ou com um professor particular.

2. Mude suas contas de Facebook, Twitter, blog, e-mail para o inglês.

3. Procure ler mais em inglês. Traga o inglês para a sua vida cotidiana. Se você quer ler uma notícia, leia em jornais estrangeiros. Recomendo o The Guardian e The New York Times. Eu detesto ler notícia sobre política e economia, mas adoro ler review na parte de cultura e arte, por exemplo. Leia sobre o que te interessa. Eu sou muito preguiçosa e não funciona para mim dizer: “Vamos tirar um tempo para estudar inglês.”. Para mim funciona: “Vamos ler uma matéria divertida em inglês no meu tempo livre.” Sacou a diferença? Não se desespere com as palavras que você não entender. Tire proveito disso e aprenda palavras novas.

4. Como nós respiramos a cultura americana nos últimos anos, somos bombardeados por músicas estrangeiras nas rádios, em bares, qualquer lugar que nós formos. Comece a prestar mais atenção nas músicas. Eu vejo muita gente que gosta de praticar pronúncia cantando, imitando alguns cantores.

5. Para praticar a escuta, o melhor jeito para mim é ver filmes e seriados. Comece a assistir séries com legendas em inglês. Depois, quando você se sentir mais confiante, vá tirando as legendas. Ou então comece por um seriado que você já viu mil vezes e assista sem legendas. Funciona muito para melhorar a escuta. Claro que no início a gente se sente um ignorante, não entende nada, mas não se desespere. Deixe seu ouvido se acostumar.

Se você estiver fazendo intercâmbio, como pode fazer para melhorar o inglês:

1. Fuja de brasileiros. Brasileiro e chinês: ô racinha que gosta de se aglomerar. Cruzes! Português você fala em casa. Aqui tem que falar em inglês. Claro que às vezes é difícil seguir isso no limite. Provavelmente você vai conhecer um brasileiro aqui e vai querer falar em português, ou encontrará com um amigo antigo, ou mesmo falando com os amigos que ficaram no Brasil pela internet. Não tem como banir isso da sua vida. O que eu digo é: saia da sua zona de conforto e faça amigos de outras nacionalidades. Se você ouvir alguém falando português, não saia correndo atrás do fulano: “EI, EU TAMBÉM SOU BRASILEIRA, VAMOS SER AMIGOS?”. Cê tá rindo, né? Mas é isso que acontece aqui.

2. As regras de leitura valem aqui, só que, né, agora é muito mais fácil porque tudo ao seu redor estará em inglês. Seja mais curioso. Leia os jornais do metrô, as revistas que eles dão de graça na rua, leia as plaquinhas, leia comprovante de compra, leia as embalagens, leia o que parar na sua mão. Vá à livraria e compre um livro.

3. Para melhorar a escuta, assista televisão, vá ao cinema, ouça o rádio, vá aos museus e pegue um audioguide, vá em guided tours… Mas o meu preferido de todos é ouvir conversa alheia em restaurante e metrô. Sente num café e fique ouvindo o que os outros falam, principalmente locais.

4. Para melhorar a escrita, converse com os amigos que você fizer aqui no chat, mande e-mails para eles. Uma coisa que eu tentei fazer no início, mas depois me deu preguiça.. Mantenha um diário em inglês. 

5. Converse bastante, com qualquer pessoa. Nem que seja pedir informação para um lugar que você sabe onde fica. Admito que eu falho nisso porque sou muito tímida e tetesto conversar com gente desconhecida, mas tente falar e falar e falar ao máximo

Para quem ainda não leu: respondendo às perguntas – parte I.

Anúncios
2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: