amsterdam – parte II.

No dia seguinte (domingo), todos acordamos cedo, tomamos café da manhã e fomos para Zaanse SchansE o que seria esse lugar? É tipo um vilarejo bem pertinho de Amsterdam, onde eles preservam algumas casas histórias, moinhos e tudo que caracteriza a Holanda, em suma. Quando chegamos lá, fomos direto para uma das casinhas em que mostraram para gente como se fabrica aquele tamanco de madeira. Depois fomos para outra casinha em que mostraram como se produz o queijo Gouda. Comemos queijo, claro. Lá na lojinha você compra queijo Gouda de tudo quanto é tipo. Depois sobrou um tempo livre e dei uma volta pelos moinhos (você pode subir em um deles), andei pela vizinhança que é uma gracinha, toda florida agora na primavera. Uma fofura. Lá tem várias lojinhas de presente também, restaurantes, pousadas. Muito agradável. Você reparou que estou falando tudo no diminutivo, né? É só para mostrar quão fófis é o lugar. Não deu tempo de irmos ao museu, o Zaans Museum.

Depois disso voltamos para o centro de Amsterdam, fomos almoçar em um pub aleatório e depois fomos para a casa da Anne Frank. Nessa parte da viagem eu comecei a andar com uma mãe e uma filha da Arábia Saudita, uma coreana e duas taiwanesas. Grupo bem diversificado, como vocês podem perceber. Aprendi muito sobre a cultura muçulmana. A mãe está fazendo doutorado aqui na Inglaterra, de psicologia. É uma mulher super aberta (ela não estava usando o véu aqui) e foi muito legal ouvir os relatos dela, como ela via sua própria cultura e desmistificou muita coisa para mim. Chegamos na casa da Anne Frank, mofamos na fila para entrar e ficamos mais um tempinho lá dentro. É um lugar que se precisa reservar tempo porque fica bem cheio. Como eu li o diário na minha pré-adolescência foi uma experiência interessante conhecer a casa, passar pela portinha que dava para o anexo, entrar no quarto da Anne Frank, ver a letrinha dela no diário depois. O Otto Frank fez questão que todos os móveis fossem retirados da casa, então você anda por uma casa vazia, com citações escritas nas paredes, alguns objetos, fotografias, vídeos das pessoas relacionadas. Você vê as janelas tampadas, os livros que eles liam para passar o tempo e.. Poxa, que vidinha para se levar, ein. Tudo porque um grupo de pessoas resolveu que eles não eram dignos.

Depois da casa da Anne Frank, seguimos para a Museumplein. Só que a gente se fodeu porque todos os ingressos para o Van Gogh Museum estavam esgotados e, por termos ficado bastante tempo na casa da A. F., chegamos na praça bem na hora que os outros museus estavam fechando, como o Rijksmuseum. Que merda, né. Demos uma voltinha por lá, pegamos um tram que seguia para a Dam square, demos um rolê, voltamos para o hostel para dar aquela descansada. Depois disso fomos jantar, pedimos um COMBO HOLANDÊS, com carne de tudo quanto é jeito, batata, feijão… E foi isso.

No outro dia, seguimos de volta para Londres, mas com os planos de que passaríamos a tarde em Brügge, na Bélgica. Porém, o trânsito nas rodovias holandesas estava ridículo, perdemos um tempão na estrada e, quando chegamos na cidade, tínhamos menos de duas horas para passear. Deu tempo apenas de almoçar, comprar um chocolate e voltar para a Inglaterra. Aliás, essa foi a viagem de volta mais longa da história por causa do atraso, obviamente, mas porque tinham três coreanos e dois indianos que não tomara banho desde que a gente chegou na Holanda. Quédizê, imagina o futum que o ônibus estava. Chegando no Eurotunnel, eu já estava pedindo penico.

Bueno, essa foi a minha brevíssima viagem para Amsterdam. Nesse fim de semana que passou fui para Berlin também e em breve devo postar o relato da viagem. Volto para o Brasil daqui 12 dias e já está rolando aquela tristeza. Mas enfim, é assim mesmo, né. Fazer o quê. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: