motivação + organização.

Sabe quando não nos suportamos de tão chatos que ficamos para nós mesmos e para o mundo? Eu estou assim nessa semana. Reparei que comecei a me afastar dos meus amigos, da minha família e só tirava meu pijama para ir trabalhar. Investiguei qual era a causa dessa mistura de letargia, mau humor, apatia. Resultado: a minha vida está até bem boa nos últimos tempos. Exceto por um problema familiar nesses dias bem chato, está tudo bem tranquilo. Defendi minha monografia, vou colar grau e espero tentar o mestrado nesse ano. Oh wait. Tentar mestrado? Tranquilo? Hm.

Desde que saiu o edital para tentar o mestrado não consegui nem encostar nos livros ainda. Tudo bem que levei um tempinho para pôr as mãos em todos os textos, mas vá lá… Já tem uns dias que eu estou com quase todos os textos em mãos. E por que não tenho conseguido estudar? Cagaço? Sim, obviamente, mas acho que o maior problema mesmo é a falta de organização nessa minha vidinha de pós-formatura.

Digitando esse texto e olhando ao meu redor, meu quarto é o espelho dessa confusão, falta de organização, praticidade e estratégia para conseguir fazer qualquer coisa, especialmente estudar para uma prova de seleção.

Nesse semestre, no curso de inglês, vou dar dois cursos preparatórios de exame e, preparando as aulas, vi que eu estava ensinando coisas que eu mesma não estava fazendo com o meu exame. Estabelecer metas, montar cronogramas, ver como eu estava prosseguindo em cada fase dos estudos: nada disso está sendo feito. E a desordem se estende para outros lados da vida: não sei para onde meu dinheiro está indo, acordo 10 horas da manhã todos os dias e durmo 1h da manhã porque fico assistindo filme no netflix, passo horas e horas no facebook. Sério que isso é rotina de quem está estudando para uma prova? Melhor, sério que isso é rotina de adulto? Então, resolvi tomar vergonha na cara. Parar de ser um bolo de chorume humano. Fazer as coisas que eu realmente quero fazer, aproveitar meu horário livre com coisas realmente válidas.

Por isso queria saber de vocês: o que vocês fazem para organizar a vida? Como aproveitar bem o tempo? Como alcançar as metas que vocês se propõem? E, principalmente, como estudar para exames?

Deixe uma Resposta

